A Coleção Tangará apresenta recursos e instrumentos para orientar o professor a desenvolver uma prática pedagógica participativa e investigativa na Educação Infantil.
Mais do que determinar propostas, a Coleção sugere estratégias e possibilidades de ações pedagógicas, caminhos de pesquisa e aprendizagem que se compõem com o contexto, abrindo-se para a autoria do professor.
Tangará oferece um repertório de percursos investigativos intercambiáveis para que o professor, a partir da leitura dos interesses e necessidades das crianças, bem como da cultura escolar, possa compor as próprias sequências de propostas e os territórios significativos de aprendizagem. Estes processos estão apoiados sobre uma concepção de que a criança aprende e se desenvolve de forma holística, por meio de experiências que integram múltiplas linguagens e constroem competências.
Desse modo, o material oferece atividades que dialogam com diferentes campos de experiências que, ao longo do percurso investigativo, vão se aprofundando e diversificando, a partir da escuta e da intenção pedagógica do docente. Com isso, a autoria do professor une-se ao protagonismo da criança.
A participação da família nas propostas da Coleção Tangará é também valorizada. As aprendizagens só acontecem de forma significativa quando se inserem na rede de relações família-escola-comunidade.
Composição do material do aluno:
– Blocos de Atividades: no tamanho A3 (29.7 x 42 cm) em papel resistente, é composto por atividades provocativas e lúdicas que sistematizam e aprofundam as aprendizagens construídas com o grupo. Favorecem experiências de expressão nas diferentes linguagens, a construção de hipóteses e a elaboração de novos questionamentos.
– Portfólios de Pesquisa: um instrumento de documentação pedagógica para valorizar os registros da criança e a compreensão dos percursos investigativos.
– Repertório de Imagens: Pranchas com imagens, textos literários e informações especialmente selecionados para instigar a conversa e disparar o interesse das crianças no âmbito dos temas propostos. As pranchas podem integrar-se à documentação pedagógica, como recurso de pesquisa e memória das experiências vividas pelas crianças.
– Pasta para arquivamento das atividades na sequência adotada pelo professor, permitindo o acompanhamento dos percursos de aprendizagem por parte das crianças, das famílias e da equipe pedagógica
EDITORA DO BRASIL
AUTOR :JOYCE M. ROSSET, JOYCE EIKO FUKUDA E MARIA ANGELA RIZZI
ISBN: 9788510077972
A d3 educacional é uma referência na venda de livros . Trabalhamos com um acervo completo de livros das principais editoras. Nossa satisfação é oferecer ao cliente comodidade, segurança, bom atendimento e a possibilidade de encontrar tudo o que precisa em um único lugar.