Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.
O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.
Páginas: 160 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575264119 • Código: 10384 • Área temática: Ensino da Escrita e da Leitura • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções:Alfabetização e letramento na sala de aula • Mês/Ano de publicação: 07/2009
DETALHES DO PRODUTO:
AUTOR Maria da Graça Costa Val, Marildes Marinho, Gilcinei Teodoro Carvalho, Aracy Alves Martins, Maria Helena Almeida Ribeiro Starling, Leiva de Figueiredo Viana Leal
EDITORA AUTÊNTICA
ISBN: 9788575264119
A d3 educacional é uma referência na venda de livros . Trabalhamos com um acervo completo de livros das principais editoras. Nossa satisfação é oferecer ao cliente comodidade, segurança, bom atendimento e a possibilidade de encontrar tudo o que precisa em um único lugar.