Ensino de Literatura - Uma Proposta Dialógica Para o Trabalho Com Literatura

Código: 9788535707014 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Esta obra de William Roberto Cereja - mestre em Teoria Literária, doutor em Linguistica Aplicada e professor de literatura com uma experiência de mais de vinte anos no ensino médio - discute as atuais práticas de ensino da literatura no Brasil. Dessa discussão nasce um rico painel que envolve desde relatos de professores e alunos, análise da legislação e dos PCN, até reflexões sobre vestibular, livro didático e historiografia literária no âmbito escolar. Além disso, depois de fazer uma aproximação inédita entre o pensamento de três grandes teóricos da literatura - Mikhail Bakhtin, Antonio Candido e Hans Robert Jauss - , o autor formula uma nova proposta de ensino que, tomando por base o princípio do dialogismo de Bakhtin, visa integrar as abordagens sincrônicas e diacrônicas da literatura. Tendo como finalidade central o desenvolvimento de habilidades de leitura do estudante e a formação de leitores competentes, a obra apresenta exemplos práticos de como poderia ser conduzido o trabalho, situando como eixo central das atividades o diálogo entre textos da literatura brasileira de diferentes épocas e textos de outras literaturas - tanto as de língua portuguesa (incluindo as africanas) quanto as de outras línguas e culturas - e linguagens, como o cinema, a pintura e a canção, entre outras.

DETALHES DO PRODUTO

Autor: Cereja,William Roberto

Editora: ATUAL

ISBN: 9788535707014

Produtos relacionados

Pague com
  • PagHiper
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

D3 Educacional - CNPJ: 04.865.235/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail