Esta obra de William Roberto Cereja - mestre em Teoria Literária, doutor em Linguistica Aplicada e professor de literatura com uma experiência de mais de vinte anos no ensino médio - discute as atuais práticas de ensino da literatura no Brasil. Dessa discussão nasce um rico painel que envolve desde relatos de professores e alunos, análise da legislação e dos PCN, até reflexões sobre vestibular, livro didático e historiografia literária no âmbito escolar. Além disso, depois de fazer uma aproximação inédita entre o pensamento de três grandes teóricos da literatura - Mikhail Bakhtin, Antonio Candido e Hans Robert Jauss - , o autor formula uma nova proposta de ensino que, tomando por base o princípio do dialogismo de Bakhtin, visa integrar as abordagens sincrônicas e diacrônicas da literatura. Tendo como finalidade central o desenvolvimento de habilidades de leitura do estudante e a formação de leitores competentes, a obra apresenta exemplos práticos de como poderia ser conduzido o trabalho, situando como eixo central das atividades o diálogo entre textos da literatura brasileira de diferentes épocas e textos de outras literaturas - tanto as de língua portuguesa (incluindo as africanas) quanto as de outras línguas e culturas - e linguagens, como o cinema, a pintura e a canção, entre outras.
DETALHES DO PRODUTO
Autor: Cereja,William Roberto
Editora: ATUAL
ISBN: 9788535707014
A d3 educacional é uma referência na venda de livros . Trabalhamos com um acervo completo de livros das principais editoras. Nossa satisfação é oferecer ao cliente comodidade, segurança, bom atendimento e a possibilidade de encontrar tudo o que precisa em um único lugar.